O que devo fazer se as peças de alumínio forem facilmente deformadas durante a usinagem CNC?
- ação
- Horário Edição
- 2022/4/27
Resumo
Existem muitas razões para a deformação das peças de liga de alumínio, portanto, no processo de processamento, medidas para reduzir a deformação são particularmente importantes. O artigo a seguir fala sobre algumas medidas para evitar a fácil deformação de peças de alumínio durante a usinagem CNC.
O alumínio é um metal vivo e o alumínio é o elemento metálico mais abundante na crosta terrestre. O desenvolvimento das três importantes indústrias de aviação, construção e automóveis exige que as propriedades do material tenham as propriedades únicas do alumínio e suas ligas, o que facilita muito a produção e aplicação deste novo metal de alumínio.
Devido ao grande coeficiente de expansão térmica das peças de liga de alumínio, é fácil deformar durante o processamento de paredes finas. Especialmente quando o forjamento livre é usado, a margem de usinagem é grande e o problema de deformação é mais proeminente.
Existem muitas razões para a deformação das peças de liga de alumínio CNC , que estão relacionadas ao material, à forma da peça, às condições de produção e ao desempenho do fluido de corte.
Durante a usinagem CNC, o que devo fazer se o material das peças de alumínio for facilmente deformado? As razões para a deformação incluem principalmente os seguintes aspectos: deformação causada pela tensão interna da peça bruta, deformação causada pela força de corte, deformação causada pelo calor do corte e deformação causada pela força de aperto.
Portanto, no processo de processamento, medidas para reduzir a deformação do processamento são particularmente importantes. Existem principalmente os seguintes aspectos: reduzir o estresse interno da peça bruta, melhorar a capacidade de corte da ferramenta, selecionar razoavelmente os parâmetros geométricos da ferramenta, melhorar a estrutura da ferramenta, melhorar o método de fixação da peça de trabalho e organizar os processos razoavelmente
Medidas de processo para reduzir a deformação de processamento
1、Reduzir o estresse interno do espaço em branco
O envelhecimento natural ou artificial e o tratamento de vibração podem eliminar parcialmente o estresse interno do blank. O pré-processamento também é um método de processo eficaz. Para o blank, devido ao grande subsídio, a deformação após o processamento também é grande.
Se a parte em excesso da peça em branco for pré-processada e a tolerância de cada peça for reduzida, ela pode não apenas reduzir a deformação do processamento do processo subsequente, mas também liberar uma parte do estresse interno após o pré-processamento por um período de tempo .
2. Melhore a capacidade de corte da ferramenta
O material e os parâmetros geométricos da ferramenta têm uma influência importante na força de corte e no calor de corte. A seleção correta da ferramenta é muito importante para reduzir a deformação da peça na usinagem.
(1) Seleção razoável dos parâmetros geométricos da ferramenta.
Ângulo de inclinação : Sob a condição de manter a resistência da lâmina, o ângulo de inclinação é adequadamente selecionado para ser maior, por um lado, pode retificar uma borda afiada e, por outro lado, pode reduzir a deformação do corte, fazer a remoção de cavacos suave e, em seguida, reduza a força de corte e a temperatura de corte. Nunca use ferramentas com um ângulo de saída negativo.
Ângulo de alívio : O tamanho do ângulo de alívio tem um impacto direto no desgaste do flanco e na qualidade da superfície usinada. A espessura de corte é uma condição importante para selecionar o ângulo de alívio.
Durante o fresamento de desbaste, o avanço médio-seco é grande, a carga de corte é pesada e a geração de calor é grande, o que requer boas condições de dissipação de calor da ferramenta. Portanto, o ângulo de folga deve ser selecionado para ser menor. No fresamento fino, a aresta de corte deve ser afiada, o atrito entre a face lateral e a superfície usinada é reduzido e a deformação elástica é reduzida. Portanto, o ângulo de folga deve ser maior.
Ângulo da hélice : Para tornar o fresamento suave e reduzir a força de fresamento, o ângulo da hélice deve ser o maior possível.
Ângulo de declinação principal : A redução adequada do ângulo de declinação principal pode melhorar as condições de dissipação de calor e reduzir a temperatura média da área de processamento.
(2) Melhorar a estrutura da ferramenta.
Reduza o número de dentes da fresa e aumente o espaço para cavacos. Devido à grande plasticidade do material de alumínio e à grande deformação de corte durante o processamento, é necessário um grande espaço para cavacos, portanto, o raio inferior da ranhura do cavaco deve ser grande e o número de dentes da fresa deve ser pequeno.
Dentes finamente retificados. O valor da rugosidade da aresta de corte dos dentes do cortador deve ser menor que Ra=0,4um. Antes de usar uma faca nova, você deve usar uma pedra de óleo fina para afiar levemente a frente e a parte de trás dos dentes da faca algumas vezes para eliminar as rebarbas e pequenas serrilhas deixadas ao afiar os dentes. Desta forma, não apenas o calor de corte pode ser reduzido, mas também a deformação de corte é relativamente pequena.
Controle rigorosamente o padrão de desgaste da ferramenta. Após o desgaste da ferramenta, o valor da rugosidade da superfície da peça aumenta, a temperatura de corte aumenta e a deformação da peça aumenta.
Portanto, além da seleção de materiais de ferramenta com boa resistência ao desgaste, o padrão de desgaste da ferramenta não deve ser superior a 0,2 mm, caso contrário, é fácil produzir uma aresta postiça. Ao cortar, a temperatura da peça de trabalho geralmente não deve exceder 100 ℃ para evitar deformações.
3. Melhore o método de fixação da peça de trabalho
Para peças de alumínio de paredes finas com pouca rigidez a seco, os seguintes métodos de fixação podem ser usados para reduzir a deformação;
(1) Para peças de buchas de paredes finas, se o mandril autocentrante de três mandíbulas ou o mandril de mola for usado para fixação radial, uma vez liberado após o processamento, a peça de trabalho inevitavelmente se deformará. Neste momento, deve-se usar o método de prensagem da face final axial com melhor rigidez.
(2)
(3) Posicione o orifício interno da peça, faça um mandril rosqueado, insira-o no orifício interno da peça, pressione a face final com uma placa de cobertura e aperte-a com uma porca. Ao usinar o círculo externo, a deformação de fixação pode ser evitada, de modo a obter uma precisão de usinagem satisfatória.
(2) Ao processar peças de paredes finas e placas finas, é melhor usar ventosas a vácuo para obter uma força de fixação uniformemente distribuída e, em seguida, processar com uma pequena quantidade de corte, o que pode evitar a deformação da peça de trabalho.
Além disso, o método de preenchimento de campo também pode ser usado, a fim de aumentar a rigidez tecnológica da peça de trabalho, o material pode ser preenchido dentro da peça de trabalho para reduzir a deformação da peça de trabalho durante a fixação e o corte.
Por exemplo, despeje uréia fundida contendo 3% ~ 6% de nitrato de potássio na peça de trabalho e, após o processamento, mergulhe a peça de trabalho em água ou borrife essência e, em seguida, o enchimento pode ser dissolvido e derramado.
4. Arranjo razoável de processos
Durante o corte de alta velocidade, devido à grande margem de usinagem e corte interrompido, o processo de fresamento geralmente gera vibração, o que afeta a precisão da usinagem e a rugosidade da superfície. Portanto, o processo de corte CNC de alta velocidade geralmente pode ser dividido em desbaste, meio-acabamento, limpeza de cantos e acabamento.
Para peças com requisitos de alta precisão, às vezes é necessário realizar o semiacabamento secundário e depois o acabamento. Após a usinagem de desbaste, as peças podem ser resfriadas naturalmente, eliminando o estresse interno causado pela usinagem de desbaste e reduzindo a deformação. A tolerância deixada após a usinagem de desbaste deve ser maior que a deformação, geralmente 1~2mm.
Ao terminar, a superfície de acabamento das peças deve manter uma tolerância de usinagem uniforme, geralmente 0,2 ~ 0,5 mm, para que a ferramenta fique em um estado estável durante o processo de usinagem, o que pode reduzir bastante a deformação do corte, obter boa qualidade de usinagem de superfície, e garantir a precisão do Produto.
A descrição acima apresenta as soluções para a fácil deformação de peças de alumínio durante a usinagem CNC. Se você tiver alguma dúvida sobre os problemas acima ou precisar personalizar peças de alumínio CNC, entre em contato conosco .
ZHONGKEN é um fornecedor profissional de peças de usinagem CNC personalizadas na China. Estamos comprometidos com o processamento de peças mecânicas de precisão, processamento de peças de moldes, fundição, processamento de peças de chapa metálica e exportação. Ao longo dos anos, fornecemos peças de usinagem de alta precisão e serviços de alta qualidade para clientes no exterior, e somos profundamente confiáveis e apoiados por clientes no exterior.