O que você precisa saber sobre tratamento de superfície e revestimento de peças de metal?

O que você precisa saber sobre tratamento de superfície e revestimento de peças de metal?

Resumo

As peças de metal são usadas em uma variedade de aplicações e muitas vezes requerem algum grau de melhoria da superfície antes do uso. Aqui estão algumas perguntas sobre preparação de superfície e revestimentos para você.

O que você precisa saber sobre tratamento de superfície e revestimento de peças de metal?
As peças de metal são usadas em uma variedade de aplicações e muitas vezes requerem algum grau de melhoria da superfície antes do uso. O tratamento ou polimento da superfície é essencial, pois garante que a peça metálica esteja adequadamente preparada para a aplicação pretendida. Ao eliminar defeitos na superfície da peça, a corrosão é minimizada e o material de revestimento adere adequadamente e melhora a aparência geral da peça.

A rugosidade inicial da superfície depende do tipo de material (aço inoxidável, titânio, plástico) e do método utilizado para fabricar a peça (usinagem, moldagem por injeção, fundição). Várias operações secundárias, como tratamento térmico, soldagem, jateamento, etc., também podem afetar a superfície antes do acabamento. Entender esses fatores pode ajudar na personalização do processo de tratamento de superfície e na preparação de peças de metal para revestimento de superfície.

Embora o acabamento superficial seja frequentemente usado para reduzir a rugosidade geral da superfície, há algumas situações em que um acabamento ultraliso não é o ideal. Os tratamentos de superfície podem ser usados para criar diferentes texturas de superfície, como acabamentos pontilhados ou foscos, para melhorar a adesão de certos revestimentos.


Conforme mencionado acima, a preparação de peças metálicas para tratamento de superfície pode variar muito. O tipo de revestimento de superfície aplicado e o uso final pretendido do produto determinarão o nível de acabamento necessário. Independentemente do revestimento, as superfícies metálicas devem estar livres de contaminantes como graxa, óleo e corrosão que as peças possam encontrar durante a fabricação ou transporte.
Para obter uma superfície limpa, as peças metálicas podem passar pelo seguinte processo.

Descalcificação

O tratamento térmico ou a remoção de incrustações fundidas é o primeiro passo na preparação de uma peça para o revestimento da superfície. Ele permite uma inspeção visual completa da superfície para quaisquer defeitos de fabricação ou vazios. Por exemplo, a descalcificação pode expor defeitos de fundição, como os encontrados em peças fundidas de magnésio na indústria automotiva. As peças com defeito podem ser retrabalhadas ou descartadas, em vez de continuar a ser enviadas para todo o processo de acabamento e revestimento.

Rebarbação

Em seguida, rebarbe o interior e o exterior da peça usando acabamento vibratório ou tambor centrífugo. O processo de rebarbação é projetado para remover rebarbas de usinagem e outros defeitos construídos na superfície usinada e é um pré-requisito necessário para o revestimento da superfície. A rebarbação também melhora a qualidade do produto, aumenta a vida útil da peça e melhora a estética.

polimento

Após a conclusão da operação de rebarbação, as superfícies interna e externa da peça passam pelos estágios de pré-polimento e polimento final. O polimento é essencial, pois continua melhorando a superfície usando cada vez menos mídia áspera, resultando em uma superfície uniforme, lisa e limpa. O eletropolimento ou outros processos químicos podem ser usados nos casos em que certas áreas internas complexas não podem ser alcançadas pelo material rolante. Os revestimentos de superfície aderem mais completamente às superfícies refinadas, aumentando a vida útil e a resistência à corrosão dos componentes metálicos.

Aplicação de revestimento de superfície

Depois que uma rugosidade de superfície apropriada é alcançada, um revestimento de superfície pode ser aplicado. O tipo de revestimento de superfície aplicado é geralmente determinado pela sua aplicação. Tipos comuns de revestimento de superfície para peças de metal incluem revestimento em pó, cromagem, nitreto de titânio e DLC.

Quais são os métodos de tratamento de superfície de metal comumente usados para usinagem de precisão?

chapeamento de metal

Os metalúrgicos usam máquinas para revestir camadas finas de materiais como cobre, níquel, cromo ou alumínio. Às vezes, o revestimento de metal envolve ouro, platina e prata para fins decorativos. Os revestimentos metálicos melhoram a resistência à corrosão, o atrito da superfície e a aparência

Metal escovado

O revestimento de metal não elimina os defeitos da superfície; portanto, em alguns casos, o metal escovado é uma escolha melhor. Cintos abrasivos ou escovas de aço podem criar texturas que escondem as imperfeições da superfície.

Revestimento em pó

O revestimento em pó é decorativo e mais durável do que a tinta. O pó plástico seco pode ser derretido e aplicado em superfícies em uma variedade de cores e texturas.

preto quente

A máquina pinta o óxido preto na parte externa do produto e pinta um preto fosco uniforme. Peças de automóveis, ferramentas e armas de fogo geralmente são aquecidas e escurecidas.

Moagem de metal

Moedores desgastam bordas e superfícies lisas.

Acabamento de vibração de metal

Os operadores utilizam tambores vibratórios com partículas abrasivas para manusear peças pequenas que precisam ser limpas. O acabamento por vibração remove bordas afiadas e elimina imperfeições.

Resina epóxi bicomponente

As resinas de dois componentes fornecem superfícies lisas para fibra de vidro, aço, madeira e alumínio. Eles adicionam uma barreira à umidade e um acabamento refletivo de alto brilho para proteção UV de longo prazo.

anodização

O operador cobre a superfície de alumínio com óxido de alumínio. A camada de óxido de alumínio é resistente à corrosão e ao desgaste. Custa menos do que acabamentos comparáveis e requer pouca manutenção. A luz ultravioleta não irá danificá-lo, não irá lascar ou descascar e não mostrará impressões digitais. Está disponível em diferentes cores e acabamentos.

galvanizado _

O material galvanizado é revestido com uma camada protetora de zinco. O processo mais comum é revestir o produto mergulhando-o em um banho de zinco fundido. A galvanização custa menos do que muitos outros métodos de acabamento e tem uma longa expectativa de vida. Um benefício da galvanização é que, se ela for danificada, o restante da área ainda estará protegida, portanto danos menores não precisam ser reparados.

Jato de areia

Os operadores usam areia ou outros abrasivos em alta velocidade para criar texturas suaves. Existem diferentes tipos de jateamento, dependendo do nível de limpeza exigido pelo projeto.


Se você quiser saber mais sobre como preparar peças metálicas para revestimento de superfície, entre em contato conosco .

Zhongken Machinery Co., Ltd. é um fabricante profissional de processamento de peças CNC de precisão . Desde a sua criação, tem se comprometido com o processamento de peças mecânicas de precisão, processamento de peças de moldes, fundição, processamento de peças de chapa metálica e exportação. Ao longo dos anos, fornecemos peças de usinagem de alta precisão e serviços de alta qualidade para clientes no exterior, e somos profundamente confiáveis e apoiados por clientes no exterior. Nosso objetivo é atender às necessidades dos clientes e continuar a fornecer aos clientes produtos satisfatórios e serviços de alta qualidade. Os membros da Machinery estão ansiosos para atendê-lo e estabelecer relações cooperativas estáveis e de longo prazo.