Quais são os procedimentos para limpar as peças da máquina?

Quais são os procedimentos para limpar as peças da máquina?

Resumo

Este artigo irá compartilhar o processo específico de limpeza de peças de máquinas para que todos possam entender melhor os detalhes e precauções de limpeza de peças de máquinas.

Quais são os procedimentos para limpar as peças da máquina?
o processo específico de limpeza de peças de máquinas
A limpeza das peças desmontadas da máquina é uma parte importante do trabalho de reparo. Os métodos de limpeza e a qualidade da limpeza terão um impacto importante na precisão da identificação das peças, na qualidade do reparo do equipamento, nos custos do reparo e na vida útil. O processo de limpeza das peças da máquina inclui as seguintes etapas.

1. Desengorduramento

Para remover manchas de óleo em peças, fluidos de limpeza como solventes orgânicos, soluções alcalinas, fluidos de limpeza químicos, etc. são frequentemente usados. Os métodos de limpeza incluem esfregar, mergulhar, pulverizar, limpeza em fase gasosa e limpeza ultrassônica. Existem limpeza manual e limpeza mecânica para limpeza.

O método comum de esfregar no reparo de equipamentos mecânicos é colocar as peças em um recipiente cheio de querosene, óleo diesel leve ou agentes de limpeza químicos e esfregar com fio de algodão ou escovar com uma escova para remover manchas de óleo na superfície do peças.

Este método é fácil de operar, simples em equipamentos, mas de baixa ineficiência. É usado para diminuir as superfícies de trabalho de peças pequenas e médias produzidas em lotes únicos e pequenos e peças grandes. Geralmente, a gasolina não deve ser usada como agente de limpeza, pois, devido às suas propriedades de dissolução de gordura, causa facilmente incêndios.

A limpeza por pulverização consiste em pulverizar fluido de limpeza com uma certa pressão e temperatura na superfície das peças para remover manchas de óleo. Este método tem um bom efeito de limpeza e alta produtividade, mas o equipamento é complicado e é adequado para limpar peças com formas menos complicadas e gordura pesada na superfície.

Diferentes agentes de limpeza devem ser usados para limpar peças de diferentes materiais e manchas de óleo produzidas por diferentes materiais lubrificantes. Para limpar óleos animais e vegetais, pode-se usar a solução alcalina, pois saponifica com uma solução alcalina para produzir sabão e glicerina para dissolver em água.

No entanto, as soluções alcalinas são corrosivas para diferentes metais em graus variados, especialmente para o alumínio. Portanto, diferentes fórmulas devem ser usadas para limpar diferentes peças de metal.

O óleo mineral é insolúvel em solução alcalina, portanto, para limpar a graxa de óleo mineral na superfície da peça, deve-se adicionar um emulsificante para que a graxa forme uma emulsão e se separe da superfície da peça. Para acelerar o processo de remoção de graxa, pode-se adotar aquecimento, agitação, limpeza por spray de pressão, limpeza ultrassônica e outras medidas.

2. Desincrustante

Substâncias corrosivas na superfície das peças, como corrosão superficial de peças de aço, devem ser completamente removidas para garantir a qualidade do reparo durante o reparo de equipamentos mecânicos. De acordo com a situação específica, atualmente, métodos mecânicos, químicos e eletroquímicos são usados principalmente para remoção.

(1) Remoção de ferrugem por método mecânico

Use fricção mecânica, corte, etc. para remover a camada de ferrugem na superfície da peça. Métodos comuns incluem escovação, esmerilhamento, polimento, jateamento, etc. A superfície enferrujada pode ser polida manualmente em pequenos lotes de produção ou reparo; na produção em lote ou quando as condições permitirem, podem ser usadas máquinas para remover a ferrugem, como polimento elétrico, polimento, laminação, etc.

A remoção de ferrugem com jato de areia é usar ar comprimido para pulverizar areia de um determinado tamanho na superfície enferrujada das peças por meio de uma pistola de pintura. Ele não apenas remove a ferrugem rapidamente, mas também prepara a superfície para pintura, pulverização, galvanoplastia e outros processos. Após o jateamento A superfície pode atender aos requisitos de uma superfície limpa com um certo grau de rugosidade, melhorando assim a força de união da camada de cobertura e da peça.

(2) Remoção química de ferrugem

Use algumas soluções ácidas para dissolver os óxidos na superfície do metal para atingir o objetivo de remoção de ferrugem. As soluções químicas utilizadas atualmente são principalmente ácido sulfúrico, ácido clorídrico, ácido fosfórico ou suas soluções mistas, com uma pequena quantidade de inibidor de corrosão adicionada.

Para garantir o efeito antiferrugem, a solução é geralmente aquecida a uma determinada temperatura, o tempo é rigorosamente controlado e uma fórmula apropriada deve ser adaptada de acordo com o material da peça confiável.

(3) Desoxidação eletroquímica

A remoção eletroquímica da ferrugem também é chamada de corrosão eletrolítica. Este método pode economizar produtos químicos, tem alta eficiência de remoção de poeira e boa qualidade de remoção de ferrugem, mas consome muita energia e equipamentos complexos. O método comumente usado é a corrosão anódica, ou seja, a parte corroída é usada como ânodo, por isso é chamada de corrosão anódica. Há também a corrosão catódica, ou seja, a parte enferrujada é usada como cátodo e o chumbo ou liga de chumbo-antimônio é usado como ânodo.

A principal desvantagem da corrosão anódica é que, quando a densidade de corrente é muito alta, é fácil corroer excessivamente e danificar a superfície da peça, por isso é adequado para peças com aparência simples. A corrosão catódica não apresenta problemas de supercorrosão, mas o hidrogênio é fácil de penetrar no metal, causando fragilização por hidrogênio e reduzindo a plasticidade das peças.

3. Remova a camada de revestimento

A remoção da camada de revestimento protetor na superfície da peça pode ser removida total ou parcialmente de acordo com o grau de dano da camada de revestimento e os requisitos da camada de revestimento protetor. Depois que a camada de revestimento é removida, ela deve ser enxaguada e pronta para ser pulverizada para renovar o revestimento.

O método de remoção geralmente é o uso de ferramentas manuais, como raspadores, lixas, escovas de aço ou ferramentas elétricas ou pneumáticas portáteis para raspagem, moagem, escovação, etc. Os métodos químicos podem ser usados quando as condições permitirem, ou seja, vários preparados orgânicos solventes, removedores de tinta de solução alcalina, etc. Ao usar removedor de tinta de solução alcalina, aplique o pincel na camada de tinta da peça para dissolvê-la e amolecê-la e, em seguida, remova-a com ferramentas manuais.

Preste atenção especial à segurança ao usar solventes orgânicos para remover tinta. O local de trabalho deve ser ventilado e isolado do fogo. O operador deve usar equipamento de proteção. Após o término do trabalho, as mãos devem ser lavadas para evitar envenenamento. Ao usar removedor de tinta com solução alcalina, não deixe que peças de alumínio, couro, borracha e feltro entrem em contato com eles para evitar corrosão. Os operadores devem usar luvas resistentes a álcalis para evitar lesões por contato com a pele.

A limpeza das peças da máquina está relacionada com o desempenho no futuro, pelo que devemos seguir rigorosamente estes procedimentos. Como especialista em pesquisa de peças de máquinas por muitos anos, a ZHONGKEN pode fornecer algumas opiniões de referência orientadoras até certo ponto.

Somos um fabricante experiente de peças . Temos tecnologia líder em P&D e excelente tecnologia de fabricação e podemos controlar a qualidade dos produtos em todos os aspectos. Nossos produtos são utilizados em diversas máquinas e equipamentos e possuem excelente desempenho de aplicação em todas as esferas da vida. Nosso atencioso serviço pós-venda também recebeu elogios unânimes de clientes em todo o mundo. Se você quiser comprar nossas peças de máquinas, entre em contato conosco imediatamente!