Como evitar rachaduras quentes em peças fundidas?

Como evitar rachaduras quentes em peças fundidas?

Resumo

Todos nós sabemos que a aplicação de peças fundidas é muito ampla. Atualmente, tem sido utilizado em hardware e toda a indústria mecânica e eletrônica. Então, como devemos evitar a geração de trincas quentes?

Como evitar rachaduras quentes em peças fundidas?
A maioria das pessoas não entende a causa da trinca a quente em peças fundidas , inclusive na fundição sob pressão, que pode produzir uma trinca a quente, então precisamos identificar a causa da trinca a quente e prevenir sua geração.
Definição de rachadura quente

A rachadura é a forma da rachadura, a fratura do enrolamento é muito irregular e a superfície é larga, no estreito, pertence à rachadura a quente com o mecanismo que começou após a condensação, aço fundido na cavidade do molde quando a estrutura do cristal foi formada e começou a contração da linha, neste momento devido ao aço interno não ter completado a solidificação em uma contração sólida bloqueada, pode causar tensão na fundição ou deformação plástica, quando são mais do que o material sob a resistência máxima de alta temperatura , a rachadura de fundição.

A causa da formação de trincas térmicas

Depois que o metal líquido é derramado no molde, a perda de calor ocorre principalmente através da parede do molde, de modo que a solidificação sempre começa na superfície da peça fundida. O encolhimento sólido ocorre quando um grande número de dendritos são sobrepostos para formar um esqueleto completo no estágio posterior da solidificação. No entanto, ainda existe uma camada do filme de metal líquido não solidificado (filme líquido) entre os dendritos. Se o encolhimento da fundição não for impedido por nenhum obstáculo, o esqueleto dendrítico pode encolher livremente sem ser submetido a força. Quando o encolhimento do esqueleto dendrítico é impedido por molde de areia ou núcleo de areia, ocorrerá tensão de tração se o esqueleto dendrítico não puder encolher livremente. A trinca ocorre entre os dendritos quando a tensão de tração excede a resistência máxima do material. Se o esqueleto dendrítico for separado lentamente e o metal líquido suficiente ao redor da parte puxada fluir para o local da trinca a tempo de ser reabastecido, nenhuma trinca térmica ocorrerá na peça fundida. Ao contrário, se a trinca não for preenchida por metal líquido, ocorrerão trincas a quente na peça fundida.

As causas da rachadura a quente são refletidas no processo e na estrutura de fundição, incluindo a espessura da parede de fundição não é uniforme Ângulo interno muito pequeno; Lapidação excessiva da parte do garfo, quadro de fundição, nervura bloqueia o encolhimento normal da fundição; O sistema de pulverização impede o encolhimento normal do fundido. Por exemplo, o pulverizador está próximo à esteira da caixa ou a resistência da areia entre os pulverizadores é muito alta, o que limita a retração livre do fundido. O riser é muito pequeno ou muito grande; a taxa de encolhimento da linha de liga é muito grande; Os elementos formadores da fase de baixo ponto de fusão na liga excedem o padrão e o teor de enxofre e fósforo no ferro fundido é alto. Caixa de fundição queda prematura de areia, esfriando muito rápido.

Como prevenir rachaduras térmicas

1. Melhorar a estrutura das peças fundidas

A espessura da parede deve ser uniforme e o canto deve ser arredondado para reduzir a concentração de tensões. Os raios das peças fundidas das rodas podem ser dobrados, se necessário.

2. Melhorar a qualidade de fusão dos materiais de liga

Processos de refino e desgaseificação foram usados para remover inclusões e gases oxidantes em metais líquidos. O conteúdo de impurezas nocivas deve ser controlado e um processo de fusão razoável deve ser adotado para evitar rachaduras a frio.

3. Adote medidas corretas de processo de fundição

A solidificação simultânea de peças fundidas no processo de fundição de peças é benéfica para prevenir não apenas trincas a quente, mas também trincas a frio. Defina razoavelmente a posição e o tamanho do riser de vazamento para tornar a taxa de resfriamento de cada parte da peça fundida o mais uniforme possível e reduzir a tendência a rachaduras.

Determinar corretamente o tempo de permanência da peça fundida no molde de areia. O molde de areia é um bom recipiente de isolamento térmico, que pode homogeneizar ainda mais a temperatura das partes mais grossas e mais finas da peça fundida, reduzir a diferença de temperatura entre elas, reduzir o estresse térmico e reduzir a tendência de trincas a frio. Prolongar o tempo de permanência do fundido no molde, para não abrir a caixa muito cedo no fundido resultando em maior tensão interna, e trincas a frio.

As medidas eficazes para prevenir a fissuração a frio das peças fundidas devido à tensão de retração são remover o ferro da caixa de pressão e afrouxar o dispositivo de fixação da caixa de areia o mais rápido possível após a solidificação das peças fundidas, aumentando a recalcitrância do molde de areia e do núcleo de areia . O molde de areia e o núcleo de grandes peças fundidas podem ser escavados com antecedência após o vazamento para reduzir sua resistência ao encolhimento da peça fundida e promover o resfriamento uniforme de cada parte da peça fundida. No processo de queda de areia, limpeza e manuseio de peças fundidas, colisão e extrusão devem ser evitadas para evitar rachaduras a frio nas peças fundidas.

4.tratamento térmico de envelhecimento

Para peças fundidas com alta tensão de fundição, o tratamento de envelhecimento deve ser realizado a tempo de evitar trincas a frio causadas por tensão residual excessiva. Se necessário, o tratamento térmico de envelhecimento deve ser realizado após o corte do riser de fundição ou reparo por soldagem
Nossas fundições em areia podem ser muito boas para evitar a geração de rachaduras a quente, o processo de fundição de precisão e seu próprio material na prevenção de rachaduras a quente são muito bem feitos. Portanto, se você estiver interessado em lançar, entre em contato conosco imediatamente!